I (DES)ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Desafios e Aplicabilidade

Workshops


...
23 de Novembro

Workshop 1

O papel do Psicólogo em contexto escolar


Objetivos

  • - Reconhecer o papel do psicólogo escolar no contexto português
  • - Identificar os papéis do psicólogo em contexto escolar
  • - Compreender a importância do psicólogo como facilitador de transições
  • - Analisar o papel da psicologia escolar ao nível da prevenção
  • - Explorar e analisar a articulação entre o psicólogo e a comunidade

Conteúdos

  • 1. O Psicólogo Escolar no contexto português
  • 2. O papel do psicólogo em contexto escolar
  • 3. A palavra-chave da psicologia escolar: PREVENIR
  • 4. A importância do trabalho em rede
  • 5. Dinâmicas de aplicação prática

Duração: 3 Horas | Parte Teórica: 1h30 | Parte Prática: 1h30


Dra. Catarina Ribeiro
...
23 de Novembro

Workshop 2

Oportunidades e Desafios da Intervenção em contexto


Objetivos

  • - Identificar os desafios e as oportunidades da intervenção em contexto;
  • - Ser capaz de efetuar o planeamento de uma intervenção em contexto tendo em conta, as necessidades e expetativas dos intervenientes e o trabalho multidisciplinar;
  • - Definir objetivos específicos para uma intervenção em contexto.

Conteúdos

  • 1. A intervenção em contexto;
  • 2. Desafios da intervenção em contexto
  • 3. Oportunidades da intervenção em contexto
  • 4. Planeamento da intervenção em contexto:
  • a. Definição de objetivos
  • b. Planeamento de sessões
  • c. Trabalho multidisciplinar.

Duração: 3 Horas | Parte Teórica: 1h30 | Parte Prática: 1h30


Dra. Inês Velhote
Terapeuta Joana Alves
...
23 de Novembro

Workshop 3

NOVA EDIÇÃO - 30 De Novembro

Estratégias de diferenciação pedagógica e adaptação de materiais em contexto escolar


Objetivos

  • - Definir estratégias de diferenciação pedagógica;
  • - Identificar, planear e desenvolver múltiplos meios de motivação, representação e expressão (DUA) no reforço das aprendizagens.

Conteúdos

  • 1. Conceito de Diferenciação Pedagógica
  • 2. Condições da Diferenciação:
  • a. Conteúdos
  • b. Processos
  • c. Estruturação do trabalho em sala de aula
  • 3. Desenho universal de aprendizagem
  • a. Princípios orientadores
  • 4. Adaptação de materiais em contexto escolar
  • a. Apresentação de casos práticos
  • b. Trabalho em pequeno grupo

Duração: 3 Horas | Parte Teórica: 1h30 | Parte Prática: 1h30


Docente Carina Vidinha
Terapeuta Susana Gonçalves